Logo L2 Engenharia e Topografia

O que é um levantamento topográfico e quando é necessário fazê-lo?

Levantamentos topográficos são necessários quando:

  • Se necessita conhecer a área de uma fração/pedaço de terra;
  • É necessário saber as alturas (cotas) e elevações de uma dada área e ou terreno;
  • Existir a necessidade de alterar um documento (matrícula, contrato de compra e venda e ou escritura) de uma propriedade alterando a sua área em planta (m²), perímetro (m.) ou dados de estremantes;
  • É necessário coletar informações do terreno ou edificações para elaboração de projetos civis, arquitetônicos e até mesmo de engenharias diversas onde as dimensões são de relevância e interesse.

 

Enfim, levantamentos topográficos são ferramentas de coleta de informações para várias áreas de conhecimento. Além das engenharias são aplicados na geografia, arqueologia e áreas correlatas as navegações marítimas e aeronáuticas.

Índice

Tipos de levantamentos topográficos

A geodésia é a ciência mãe que estuda a dimensões e forma da terra, no que a topografia é das áreas de aplicação das ferramentas com que a geodésia coleta as informações para os estudos nela aplicáveis.

Existe diferentes aplicações para a topografia como já visto, todavia, mediante os tipos de aplicações e ou necessidades a topografia faz uso de um dado tipo de levantamento, ou seja, existem várias formas de coleta de informações em campo, entre os principais temos

Topografia planimétrica

Coleta dimensões em 2D, ou seja, em dois planos cartesianos (X e Y) sem se preocupar com as alturas (cotas). Muito empregada para necessidades imobiliárias como retificações de áreas e perímetros, muito limitada para o uso em projetos civis e arquitetônicos. Nós da L2 Topografia realizamos esse tipo de serviço.

Topografia altimétrica (nivelamento topográfico)

Coleta basicamente as cotas altimétricas de um terreno, extensão de terra, tubulações e outros. Muito empregada na execução de obras e projetos. Nós da L2 Topografia realizamos esse tipo de serviço.

Topografia planialtimétrica

Uma junção dos dois tipos de levantamentos descritos acima, trabalha nos três planos cartesianos (X, Y e Z), é o mais completo em termos de coleta de informações pois em um só levantamento se obtém áreas, perímetros e alturas em forma de cotas. Servem tanto para necessidades imobiliárias quanto para projetos e execução de obras e serviços. Nós da L2 Topografia realizamos esse tipo de serviço.

Levantamento Topográfico Arqueologia

Os levantamentos acima podem ser ainda georreferenciados, assim estão “amarrados” a uma posição no globo terrestre, garantindo que mesmo que piquetes, moirões, cercas e muros se percam com o tempo, acidentes ou até mesmo de forma intencional é possível encontrar as posições destes marcos uma vez que levantados topograficamente com georreferenciamento.

Ainda existem levantamentos mais específicos e direcionados, entre eles

Batimetria

Coleta da topografia de pedaços de terra submersos (leitos de rios, lagos, mares e etc…), tipo de levantamento que a L2 Topografia não executa.

Aerofotogrametria

Coleta da topografia por meio de Veículos Aéreos Não Tripulados, os chamados VANT’s que se popularizaram através dos drones aéreos. Nós da L2 Topografia realizamos esse tipo de serviço.

Aplicações práticas

Como já citado, os levantamentos topográficos são exigidos para necessidades relativas a procedimentos junto a necessidades imobiliárias, os quais costumeiramente são do seguinte tipo:

Usucapiões

A regularização de uma propriedade por meio de processo judicial ou administrativo.

Retificação de áreas

Quando é necessário corrigir a área de uma propriedade em documento podendo ser “a maior” ou “a menor” (aumentar ou diminuir área).

Desmembramentos

Quando se pretende separar ou dividir uma área de uma outra.

Unificações

O inverso do desmembramento, ou seja, quando se pretende juntar duas áreas distintas em um só documento, desde que sejam limítrofes (vizinhas, juntas…).

Levantamento Topografico

Com relação às aplicações de levantamentos topográficos para projetos civis estas são as mais diversas e variadas, partem desde a simples conferência de caimento ou inclinação de uma tubulação de drenagem em uma rua até mesmo a elaboração de projetos complexos como loteamentos e condomínios, nos quais se verificam projetos de drenagem pluvial, linhas de distribuição de águas, coleta de esgotos, projetos e execução de terraplanagem e etc.

Fontes

Associação Brasileira de Normas Técnicas. Execução de levantamento topográfico, NBR 13133 Rio de Janeiro, 1994. 

Borges, A. de C.; Topografia. São Paulo: Edgard Blucher, v.1.1977. 187p.

Deixe uma resposta

14 respostas

  1. Im excited to find this web site. I wanted to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely enjoyed every little bit of it and i also have you book marked to check out new stuff in your website.

  2. Situada apenas à 200 metros da Praia do Rio Vermelho, em
    Salvador, a Pousada Charme Fonte do Boi, está localizada
    no Bairro do Rio Vermelho o mais Boêmio da cidade tendo
    uma localização perfeita para seu repouso. O Café da
    manhã é servido na cobertura. O Wi-Fi é gratuito em todas
    as áreas.
    Apartamentos com ou sem varanda. Todos dispõem de ar-
    condicionado, frigobar, banheiro e Tv Smart de tela plana.
    A Pousada Charme Fonte do Boi, fica à 13 km do Centro
    Histórico/Pelourinho e a 25 km do Aeroporto Internacional
    Deputado Luís Eduardo Magalhães e fácil acesso às praias e
    pontos turístico. A propriedade oferece serviços de
    translado, aluguel de carros e um pequeno estacionamento
    privativo gratuito.
    Nossa Pousada, atende tanto ao de turismo de lazer ou a
    negócios. Nossa Localização é privilegiada.
    Viste nosso site www.pousadafontedoboi.com.br – Ligue
    faça sua reserva também através de nosso WhatsApp (71)
    99166-9185 ou nossos telefones (71) 3014-6868 –(71)
    3015-6868 – Aceitamos grupos.

  3. Muito bom esse artigo! Eu sou arquiteta e sempre preciso fazer levantamentos topográficos para os projetos que desenvolvo. As informações aqui presentes me ajudaram a entender ainda mais sobre esse tema.

  4. Eu já ouvi falar sobre levantamento topográfico, mas não sabia muito sobre os detalhes. Esse artigo foi muito útil para entender melhor o que é e quando é necessário realizar esse procedimento.

  5. Muito interessante esse artigo! Eu preciso fazer um levantamento topográfico para um projeto de construção e não sabia exatamente como funcionava. Agora tenho uma ideia mais clara de quais são os passos e quando é necessário realizar esse procedimento.

  6. Obrigado pelas informações! Eu sou engenheiro e já fiz alguns levantamentos topográficos, mas sempre é bom atualizar os conhecimentos. Essa explicação foi muito esclarecedora.

  7. Achei muito interessante tudo o que você explicou sobre levantamento topográfico. Trabalho em uma empresa de engenharia e frequentemente nos deparamos com projetos que exigem essa técnica. Você me deu muitas ideias para melhorar nosso trabalho. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  8. Este artigo me ajudou muito a entender para que serve um levantamento topográfico e quando é necessário fazê-lo. Tenho uma pequena construtora e é importante para mim conhecer todos os detalhes antes de iniciar um projeto. Obrigado pela informação!

  9. Recentemente, contratei uma empresa para inspecionar minha propriedade e fiquei surpreso com o preço. Existe uma maneira de torná-lo mais barato?

  10. Este artigo é muito útil, obrigado por compartilhar. Acabei de comprar um terreno e gostaria de saber se preciso fazer um levantamento topográfico antes de construir. Você poderia me dizer quais são os critérios para saber se é necessário ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo L2 Engenharia e Topografia